Defesa Civil recebe veículos 4x4 e drones do Governo de SC
Estado amplia capacidade de prevenção e resposta a desastres naturais

Em um importante passo para modernizar a atuação da Defesa Civil, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, entregou nesta quarta-feira (07) um total de 22 viaturas pick-up 4×4 e 24 drones de última geração modelo DJI Matrice 30T para a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.
O evento contou com a presença do secretário da pasta, Mário Hildebrandt, do presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, além de parlamentares, prefeitos e outras autoridades locais.
O governador destacou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a modernização da prevenção, gestão de riscos e resposta a desastres.
“Nós estamos fazendo essa entrega para fortalecer ainda mais as regionais, dando a eles instrumento de fiscalização, de acompanhamento, de supervisão, drones com tecnologia das mais avançadas que a gente tem, para auxiliar na operação toda. E também equipamentos, caminhonetes de boa qualidade, para que eles possam, em cada regional, ter condições de ainda fazer um trabalho melhor do que eles já fazem. A proteção e defesa civil são fundamentais e quanto melhor a gente deixar, melhor para as pessoas”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Os drones DJI Matrice 30T são considerados referência mundial em tecnologia para operações de defesa civil. Equipados com câmera térmica, sensores de alta resolução e resistência a condições climáticas adversas, os equipamentos serão utilizados em mapeamentos, buscas, monitoramento de áreas de risco, acompanhamento de cheias e apoio a operações de salvamento.
O secretário Mário Hildebrandt ressaltou a importância do investimento em tecnologia para salvar vidas.
“Com a modernização dos recursos e a integração entre tecnologia, planejamento e ação territorial, o Estado se prepara para enfrentar, com mais eficiência, os desafios das mudanças climáticas e eventos extremos. Os drones ampliam nosso campo de visão, nos ajudam a agir antes da tragédia e permitem respostas mais rápidas quando o desastre já está instalado. Esta entrega representa um avanço inédito na história da Defesa Civil catarinense”, destacou.
A entrega dos veículos e drones deve beneficiar diretamente todas as regionais do Estado, ampliando a capacidade de atuação e garantindo maior segurança e proteção à população diante das adversidades climáticas cada vez mais frequentes em Santa Catarina.