Rádio Centro Oeste

Força total: Brigada Militar salva mais de 500 pessoas em dois dias no RS

Com apoio de mais de 9 mil policiais, operações de resgate ocorrem em áreas alagadas, deslizamentos e comunidades isoladas

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
20/06/2025, 17:33
Atualizado há cerca de 17 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Cheia do Rio Jacuí deixa bombeiros em alerta na região Carbonífera (Foto: Camila Cunha)Cheia do Rio Jacuí deixa bombeiros em alerta na região Carbonífera (Foto: Camila Cunha)

Durante os dias 18 e 19 de junho de 2025, em meio às intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e já deixaram cerca de 6 mil desabrigados em 98 municípios, a Brigada Militar reforçou sua atuação em diversas regiões do Estado.

Em apenas 48 horas, foram resgatadas 538 pessoas — uma média de 11 por hora. Também foram salvos 48 animais, demonstrando o esforço das equipes para proteger tanto vidas humanas quanto animais em risco.

Segundo informações do jornalista e servidor civil Marcelo Miranda, a operação mobilizou 9.131 policiais militares em regime de plantão ininterrupto, com o uso de 3.047 viaturas distribuídas por todo o Estado.

As ações se concentraram em áreas críticas, como regiões alagadas, locais de deslizamento e comunidades isoladas, exigindo agilidade e atuação conjunta com a Defesa Civil e outros órgãos de emergência.

Desde a madrugada do dia 18, os batalhões permanecem mobilizados com foco no resgate e apoio às famílias atingidas.

“O esforço reflete o comprometimento da Instituição com a população”, destacou o Comandante-Geral da Brigada Militar, coronel PM Cláudio dos Santos Feoli.

Segundo ele, os policiais estão preparados para agir em situações de calamidade e são movidos pelo dever de proteger vidas.

Relacionadas:

Ouça ao vivo