O tempo em Santa Catarina segue instável ao longo do fim de semana devido à atuação de uma frente fria. A condição traz pancadas de chuva forte e risco de temporais isolados em diferentes regiões do estado.
Na manhã desta sexta-feira (5), a Defesa Civil emitiu um alerta para risco alto de raios, rajadas de vento e alagamentos no Extremo-Oeste e Oeste catarinense. Já nas demais regiões, o risco permanece entre baixo e moderado para alagamentos.
De acordo com a meteorologista Camila Cardoso, a sexta-feira será marcada por chuva persistente, especialmente no Oeste.
“O dia começou com chuva, trovoadas e raios, mas a expectativa é de que, ao longo da tarde, a frente fria perca intensidade e as precipitações cessem até a noite. As temperaturas ficam estáveis, com máximas que não devem chegar aos 15 graus, e tendência de queda acentuada durante a noite, que deve ser a mais fria da semana”, destacou.
Segundo ela, o sábado (06) será gelado pela manhã, com mínimas em torno de 8°C e máximas entre 17°C e 18°C à tarde. Já o domingo (7), quando muitos municípios realizam os desfiles de Independência, terá condições favoráveis, com sol entre nuvens e temperaturas mais agradáveis, chegando a 23°C à tarde no Grande Oeste. Camila ressalta, no entanto, que a trégua será breve.
“Não há indicativos de chuva para os desfiles de domingo pela manhã, mas já nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira (8), a chuva deve retornar”.