Rádio Centro Oeste

Santa Catarina se prepara para madrugadas ainda mais geladas nos próximos dias

Massa de ar polar mantém as temperaturas baixas em todas as regiões do estado

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
29/05/2025, 19:06
Atualizado há 3 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
O clima em diversas partes do país cairá (Foto: Abre Olho Notícias)O clima em diversas partes do país cairá (Foto: Abre Olho Notícias)

A massa de ar polar que avança sobre Santa Catarina deve intensificar ainda mais o frio nas próximas madrugadas. A previsão aponta novas mínimas negativas em diversas cidades dos Planaltos e do Oeste do estado, com possibilidade de formação de geada logo nas primeiras horas do dia. A Defesa Civil segue em alerta e orienta cuidados redobrados, especialmente para moradores das regiões serranas e áreas de maior altitude, onde o frio será mais rigoroso.

Apesar da diminuição na chance de neve ou chuva congelada — na Serra catarinense, o frio não dá trégua. A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas em todas as regiões do estado.

Entre a noite desta quinta-feira (29) e o amanhecer de sexta-feira (30), os termômetros devem registrar as menores marcas da semana. O risco de geada é elevado, principalmente nas áreas mais altas.

Confira as mínimas previstas para o amanhecer de sexta:

Planalto Sul: -3°C

Meio-Oeste e Planalto Norte: -1°C

Extremo Oeste, Oeste e Grande Florianópolis Serrana: 1°C

Alto Vale do Itajaí: 2°C

Médio Vale do Itajaí e Litoral Sul: 6°C

Grande Florianópolis Litoral e Litoral Norte: 8°C

Baixo Vale do Itajaí: 9°C

Fim de semana com frio persistente e sol predominante

O final de semana deve seguir com noites e manhãs geladas, mas com predomínio do sol ao longo dos dias. As tardes serão mais amenas, proporcionando um clima típico de outono com cara de inverno antecipado. A combinação de céu limpo e ar seco ajuda a manter as baixas temperaturas nas primeiras horas do dia, mas também favorece o aquecimento moderado durante as tardes.

A Defesa Civil reforça a importância de se manter atento às atualizações meteorológicas e recomenda cuidados com a saúde, especialmente de idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Para os que gostam do frio e das paisagens branquinhas de geada, o mês de maio já mostra que o inverno veio antes da hora.

Relacionadas:

Ouça ao vivo