SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
26
26ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Curiosidade

Casal com 99 anos continuam juntos em União do Oeste

Moradores carregam uma trajetória de profunda cumplicidade

Henrique PauloPor Henrique Paulo
21/01/2025 21:18Atualizado há 8 meses
WhatsappFacebook
Casal com 99 anos continuam juntos em União do Oeste
Amélia e Pedro somam quase 200 anos (Foto: Henrique Paulo Koch)

Em União do Oeste, no interior de Santa Catarina, vivem Pedro e Amélia Buffon, um casal que completou 99 anos de vida. Nascidos em 1925, no Rio Grande do Sul, ambos carregam em suas histórias uma trajetória de luta, carinho e uma profunda cumplicidade que atravessa décadas.

Apesar da diferença de idade de apenas um mês, o amor que compartilham é maior do que qualquer número ou calendário. Juntos desde a juventude, eles construíram uma vida cheia de memórias, filhos e, agora, a companhia da filha Jandira, que dedica seus dias ao cuidado dos pais.

Publicidade

Pedro, um homem de fala serena e olhos atentos, mantém em sua memória relatos de tempos difíceis, mas também de grandes alegrias. Para manter a boa saúde, ele conta que tomava um pouco de bebida alcoólica todos os dias. Amélia já enfrenta dificuldades para se comunicar e também para andar.

Hoje, os idosos desfrutam de uma vida tranquila. Jandira, que é a principal cuidadora, compartilha que o desafio de garantir o bem-estar dos dois é grande, mas a recompensa de estar perto deles, é imensurável.

"Eu aprendi tanto com eles, que não poderia estar em outro lugar agora", diz. 

O amor que ela sente pela sua família transborda em cada gesto, seja nos pequenos cuidados diários ou nas lembranças que compartilham sobre os tempos antigos.

Quase centenários, Pedro e Amélia são um exemplo de como o tempo não apaga as boas lembranças e, principalmente, a importância de um amor que permanece firme. O convívio deles é um testemunho da força do compromisso, da importância da família e do poder do cuidado mútuo, uma verdadeira inspiração para todos que os conhecem.