
Na tarde desta segunda-feira, dia 14 de novembro, o agricultor e músico Vilson Saueressig teve que fazer um procedimento para retirar um tumor cerebral e, ao mesmo tempo, pode praticar uma de suas paixões: tocar saxofone. A cirurgia foi realizada no Hospital São José, unidade da Santa Casa de Porto Alegre referência nacional no atendimento em neurologia, neurocirurgia e procedimentos de alta complexidade.
O neurocirurgião Marcelo Schuster, explica que a técnica de cirurgia de tumor cerebral com o paciente acordado é especialmente útil em casos que o tumor está localizado em regiões diretamente envolvidas com os mecanismos de linguagem como falar, entender situações, fazer cálculos, interpretar textos e contextos, além realizar funções específicas como tocar um instrumento musical, como foi o caso deste paciente.
“O paciente é submetido a testes neurológicos específicos durante a cirurgia e, com o auxílio da estimulação elétrica cerebral ou monitorização neurofisiológica intraoperatória, é possível conseguir mapear áreas cerebrais fundamentais que não podem ser ressecadas. Somente assim é possível retirar o máximo de tumor causando mínimo ou nenhum déficit neurológico permanente”, comentou Schuster.
Outro ponto que gera curiosidade é sobre a dor. “O tecido cerebral em si não possui terminações nervosas, por isso conseguimos manipular o cérebro sem que o paciente sinta dor. A pele, osso, e membranas que envolvem o cérebro, e que podem causar dor, recebem uma anestesia especifica”, destaca.
Seja o primeiro a comentar.
Escolhidas pelas curtidas dos leitores
1
2
3
4
5O que os leitores estão lendo
1
2
3
4
5