
















O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou neste domingo (09) o início da construção de bunkers — salas seguras — em escolas estaduais para reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidades escolares diante de tempestades severas. A primeira estrutura será implantada durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, destruída após a passagem de um tornado no fim de semana.
Jorginho Mello visitou a unidade horas depois do fenômeno e afirmou que o projeto será incorporado tanto em novas construções quanto em escolas que passarão por grandes reformas.
“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou.
As demais unidades estaduais atingidas no Extremo Oeste, segundo o governador, devem receber manutenção ainda nos próximos dias, como parte das ações emergenciais após os temporais.
Ao longo do domingo, Jorginho Mello esteve nas cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução. Os dois municípios registraram estragos severos causados por temporais e tornados.
Além do monitoramento contínuo das condições climáticas e emissão de alertas, a Defesa Civil estadual iniciou de imediato o atendimento às famílias afetadas, com a entrega de telhas, lonas, materiais de limpeza, cestas básicas e outros itens essenciais.