
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 farão neste domingo (09) a temida prova de redação, junto com as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, nas quais somam 90 questões. A nota da redação varia de 0 a 1.000 pontos e é avaliada com base em cinco competências definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Os estudantes poderão entrar nos locais de prova a partir do meio-dia até às 13h, onde depois deste horário não é mais permitida a entrada. A prova começa pontualmente às 13h30, seguindo o horário oficial de Brasília.
Os participantes deverão elaborar um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores apresentados na prova. O tema poderá ser de ordem social, científica, cultural ou política e deve ser desenvolvido com informações, fatos e opiniões que sustentem um ponto de vista coerente.
Além de argumentar, o candidato precisa apresentar uma proposta de intervenção social — ou seja, uma solução viável para o problema abordado. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Qualquer menção que incentive a violência, o preconceito ou práticas discriminatórias levará à nota zero.
Segundo o MEC, as cinco competências avaliadas na redação são:
Cada redação será corrigida por dois avaliadores, formados em letras ou linguística, de forma independente. Cada um atribuirá até 200 pontos por competência, totalizando 1.000 pontos. A nota final será a média aritmética entre as notas dadas pelos dois corretores.
Neste ano, o Enem registrou 4.811.338 inscrições confirmadas, um aumento de 11,22% em relação a 2024 e de 38% em relação a 2022. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30, a conferência mundial do clima que ocorrerá em Belém.
Os participantes podem conferir orientações detalhadas na cartilha oficial “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”, disponível no site do Inep.




