
O prazo para inscrição no Fumdesc segue aberto até o dia 27 de janeiro, oferecendo a estudantes catarinenses a oportunidade de ingressar no ensino superior de forma gratuita, desde que atendidos os critérios definidos pelo programa do Governo do Estado. O assunto foi abordado no Radar desta terça-feira (20), com a participação do diretor de ensino Jair dos Santos e do sócio-proprietário da Horus Faculdades, César Lunkes.
Durante a entrevista, Jair dos Santos destacou que muitos jovens deixam de buscar o benefício por acreditarem que não se enquadram nas exigências. Segundo ele, os critérios são mais acessíveis do que parte da população imagina.
“Até para os jovens, eles veem um programa desses e falam assim, ah, isso não é para mim, eu não vou conseguir. As regras são extremamente favoráveis”, afirmou.
Entre os principais pontos citados por Jair está o critério de renda.
“O pessoal sempre imagina, será que eu vou passar na questão da renda. O critério é uma renda familiar per capita, ou seja, por pessoa, de até quatro salários mínimos. Então é possível”, explicou.
O diretor de ensino acrescentou que há equipes preparadas para orientar os interessados através do (49) 99839-4243, presencialemente na Horus Faculdades ou ainda no horus.edu.br.
A Horus Faculdades disponibiliza dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, nas modalidades licenciatura e bacharelado, Direito, Sistemas de Informação, Pedagogia e Engenharia Civil. O sócio-proprietário, César Lunkes, enfatizou que todos os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação.
“Todos eles reconhecidos pelo MEC, com excelente conceito, é o que garante qualidade para a sociedade e para o aluno que busca a instituição”, destacou.
Lunkes também lembrou que o programa Fumdesc permite o acesso às bolsas mesmo para quem já concluiu uma graduação.
“Ele oportuniza, mesmo para aquelas pessoas que já tenham concluído uma graduação, seja ela presencial ou à distância, ter acesso às bolsas de estudos”, afirmou.
Segundo ele, a legislação foi construída para possibilitar o retorno desses alunos à sala de aula. Por fim, o representante da Horus ressaltou que a bolsa é mantida até a conclusão da graduação, desde que cumpridos os requisitos acadêmicos.
“Uma vez concedida a bolsa, ela fica garantida até o final do curso, desde que você faça semestralmente a renovação e mantenha um mínimo de 75% de aprovação ao longo do curso”, concluiu, destacando a iniciativa como uma oportunidade de qualificação, crescimento profissional e ampliação de renda.







