A Secretaria de Educação de Pinhalzinho anunciou uma reorganização na Rede Municipal de Ensino que será implementada a partir do ano letivo de 2026. O objetivo é atender à crescente demanda por vagas em período integral e garantir um atendimento de qualidade para crianças da primeira infância.
Segundo a secretária de Educação, Carmen Fiorini, o aumento no número de nascimentos no município tem impulsionado a necessidade de ajustes na estrutura da educação infantil.
"Pinhalzinho tem um desenvolvimento sem igual. Temos em média 50 nascimentos por mês no hospital, sendo cerca de 25 a 30 de residentes no município. A maioria dessas crianças ingressa na rede pública de ensino, o que gera uma demanda constante", explicou.
As mudanças serão as seguintes:
Berçário I e II: passarão a funcionar de forma centralizada no CEIM Léa Maria Weis Wolschick, atendendo especialmente à alta demanda de bebês.
Maternal I e II: terão atendimento exclusivo no CEIM Menino Jesus.
Pré-escola: será centralizada no CEIM Pedro Simon, com transporte escolar gratuito para os alunos até a unidade.
A secretária também destacou que a reestruturação não afetará algumas unidades.
"Nos CEIMs Amigo da Infância, João Triches, Mairi Bolis, Gente Feliz, Avelino Backes e Noêmia Griebler, o atendimento permanece inalterado, seguindo o formato atual. Também preservaremos pré-escolas no Distrito de Machado e em outros locais estratégicos."
Carmen Fiorini explicou que a reorganização visa otimizar espaços e oferecer mais vagas em período integral, permitindo que os pais que precisam trabalhar tenham seus filhos devidamente acolhidos durante o dia inteiro.
"O ano que vem, essa mudança se deu principalmente pelo crescimento nas solicitações de vagas de creche, especialmente no Berçário 1. Queremos oferecer mais vagas em período integral, garantindo transporte, alimentação e uma estrutura adequada para receber os alunos", afirmou.
A Secretaria de Educação reforça que todas as alterações foram planejadas para melhorar a experiência dos estudantes e otimizar a gestão das escolas.