O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), realiza nesta terça-feira, 30, a terceira e última etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem em 2025. A ação envolve estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, em todas as 1.038 escolas estaduais.
A iniciativa integra o Qualifica SC, dentro do movimento Educação Levada a Sério, que busca qualificar o processo de ensino e aprendizagem, garantindo mais eficiência, equidade e qualidade em toda a rede.
“Estes serão os últimos simulados deste ano. As provas estão nos auxiliando a qualificar o ensino e aprendizagem dos estudantes, uma das missões que o governador Jorginho Mello nos confiou. As expectativas são as melhores para que, em breve, consigamos alcançar o padrão que almejamos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Segundo a SED, os simulados funcionam como ferramenta essencial para diagnosticar a situação atual da aprendizagem, identificando tanto as habilidades já consolidadas quanto as defasagens que ainda precisam ser superadas. Os resultados também permitirão comparações entre o desempenho esperado e o alcançado, fornecendo dados estratégicos para a definição de ações de intervenção pedagógica.