
O sonho de cursar uma faculdade virou realidade para mais de 50 mil catarinenses graças ao Universidade Gratuita, o maior programa estadual de acesso e permanência no ensino superior do país. Financiado integralmente pelo Governo de Santa Catarina, o projeto garante mensalidades 100% custeadas e se tornou uma referência nacional em política pública educacional.
Idealizado pelo governador Jorginho Mello, o programa passou por uma série de aperfeiçoamentos ao longo dos seus dois anos de existência, sempre com foco em ampliar o acesso, reforçar a fiscalização e garantir mais transparência na gestão dos recursos.
“Criamos o Universidade Gratuita para realizar sonhos e transformar vidas pelo ensino. E mais de 80% dos beneficiados são ex-alunos da rede pública estadual”, destacou o governador.
Os resultados confirmam o impacto social da iniciativa. Junto ao Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), o programa atende 82% de estudantes oriundos de escolas públicas. Além disso, 85% dos contemplados conciliam os estudos com o trabalho, demonstrando o compromisso de quem busca, por meio da educação, mudar de vida.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, o programa vai além do acesso à universidade.
“O objetivo é garantir que nossos estudantes possam cursar o ensino superior e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina por meio das contrapartidas. É uma política que transforma vidas e coloca a educação catarinense em outro patamar.”
(Foto: Roberto Zacarias/Secom)Entre os principais aprimoramentos recentes, estão a reserva de vagas para pessoas com deficiência de baixa renda, a prestação de contrapartida pelos estudantes somente após a conclusão do curso, e o reforço das medidas de transparência e controle. Agora, o programa conta com editais antecipados, listas públicas de contemplados, simulador de carência online, disque-denúncia 0800, e uma comissão de fiscalização ampliada com representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, CGE e Polícia Civil.
O Governo também desenvolveu uma ferramenta de verificação automatizada, capaz de identificar em menos de 24 horas possíveis inconsistências nos dados dos inscritos. Todos os relatórios e informações detalhadas sobre o programa — editais, listas, contrapartidas e valores — estão disponíveis no Portal da Transparência da Secretaria de Estado da Educação.
Neste mês de outubro, o governador sancionou uma nova lei que reforça ainda mais o compromisso com a integridade do programa. As mudanças incluem critérios mais rigorosos de seleção, punições mais severas para fraudes e o fortalecimento da Comissão Estadual de Fiscalização.
“Foi um período intenso de estudos e aprimoramentos, mas os resultados já são visíveis. O Universidade Gratuita e o Fumdesc estão ainda melhores e continuarão realizando milhares de sonhos por todo o estado”, conclui a secretária Luciane Ceretta.




