Eleições contarão com urnas eletrônicas novas e mais modernas
Equipamentos já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao TSE

As Eleições de 2024 contarão com novidades! Quando o eleitor for para a cabine de votação no dia 6 de outubro, encontrará um modelo mais moderno de urna eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) certificou a última das 216.998 urnas novas, modelo 2022 fabricadas em Ilhéus, na Bahia.
Cerca de 77% das urnas eletrônicas usadas para a votação serão do modelo 2022. Com maior modernidade, a expectativa do TSE é que a eleição transcorra de maneira ágil, segura e estável.
“A gente vai fazer uma eleição com um parque mais renovado, que tende a trazer mais estabilidade e conforto para o eleitor”, explica o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.
O modelo 2022 conta com as mesmas inovações da urna 2020. Além de processador mais potente – 18 vezes mais rápido que o existente na versão de 2015 –, os novos equipamentos possuem perímetro criptográfico certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil) e mecanismo de criptografia aprimorado, com o uso de algoritmo do tipo E521 (ou EdDSA), considerado um dos mais apurados do mundo.
Em Pinhalzinho, o Cartório Eleitoral recebeu para as Eleições de 2024 urnas eletrônicas, modelo 2020, que estarão em todas as 101 sessões distribuídas nos municípios de Pinhalzinho, Nova Erechim, Saudades, Nova Itaberaba e Águas.