
Santa Catarina iniciou uma nova etapa de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal com a liberação dos primeiros recursos do programa Pet Levado a Sério. Nova Itaberaba está entre as cidades que abriram a fase inicial de execução, ao lado de Urussanga, Rio Negrinho e Xanxerê. Os repasses contemplam os municípios que concluíram a documentação necessária para firmar convênio com o Governo do Estado e iniciar seus mutirões de castração.
A iniciativa é conduzida pela Semae (Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde), por meio da Dibea estadual. Para o secretário Guilherme Dallacosta, o começo dos repasses representa a transformação de uma política planejada em resultados efetivos, com aumento do número de castrações e redução de abandono, maus-tratos e doenças.
“Estamos construindo uma política pública sólida, que melhora a vida dos animais e a saúde das nossas comunidades”, pontua o secretário da Semae, Guilherme Dallacosta.
As liberações continuarão sendo feitas conforme os municípios finalizem os processos de homologação exigidos. A próxima etapa de repasses está prevista para o fim de janeiro, com a abertura do sistema financeiro de 2026. O planejamento estadual prevê investimento superior a R$17 milhões para a realização de mais de 80 mil castrações em 273 municípios, o que corresponde a 96% do território catarinense.
O programa inclui ainda capacitações técnicas e apoio contínuo para ações de guarda responsável e formação de agentes públicos.

