SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
24
24ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Meio ambiente

Projeto Semear celebra um ano com mais de 22 mil mudas plantadas

Iniciativa do Sicoob Creditaipu alia educação ambiental e preservação da natureza em municípios do Sul

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
19/09/2025 17:26Atualizado há 2 dias
WhatsappFacebook
Projeto Semear celebra um ano com mais de 22 mil mudas plantadas
Iniciativa do Sicoob Creditaipu alia educação ambiental e preservação da natureza em municípios do Sul (Foto: Ascom)

O Projeto Semear, programa de sustentabilidade do Sicoob Creditaipu, completa seu primeiro ano de existência com números que reforçam o impacto positivo da iniciativa. Lançado em 2024, o projeto já promoveu a doação e o plantio de mais de 22 mil mudas de árvores nativas em municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, consolidando-se como uma das maiores ações ambientais da cooperativa.

Nesta semana, em comemoração ao Dia da Árvore, o projeto realizou uma série de atividades em escolas públicas de sete municípios catarinenses: Saudades, Pinhalzinho, Saltinho, Serra Alta, Bom Jesus do Oeste, Modelo e Sul Brasil. Em parceria com a Epagri, foram promovidas palestras de educação ambiental e a entrega de mudas nativas aos estudantes, incentivando crianças e jovens a se tornarem multiplicadores da preservação em suas comunidades.

As ações práticas também tiveram destaque. Na quinta-feira (18), em Modelo, foram plantadas 50 mudas de árvores nativas em uma área cedida por Verneldo Carlos Schlosser, sócio fundador da cooperativa no município — gesto simbólico que reforça a ligação histórica do Sicoob Creditaipu com seus pioneiros.

Publicidade

Já em Bom Jesus do Oeste, a mobilização envolveu colaboradores, associados e voluntários no plantio de 500 mudas em uma Área de Preservação Permanente (APP), pertencente a um cooperado. Para o presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig, o primeiro ano do Projeto Semear é apenas o início de uma jornada transformadora.

"Estamos colhendo os frutos de um trabalho que começou há apenas um ano, mas que já mostra grande impacto. O Projeto Semear é mais do que plantar árvores, é plantar consciência e esperança para as próximas gerações", destacou.

Com 25 pontos de atendimento e mais de 52 mil associados, o Sicoob Creditaipu reafirma, por meio do Projeto Semear, seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, demonstrando que a cooperação também floresce em forma de vida e cuidado com o planeta.