
A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) aplicará um desconto de 4,21% nas tarifas de água e esgoto, que passa a valer a partir das leituras realizadas em dezembro de 2025, refletindo no pagamento das faturas com vencimento em janeiro de 2026. Os consumidores serão informados por meio de comunicado nas faturas enviadas a partir de novembro.
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacou a relevância da medida.
“Pela primeira vez na história, a empresa está tendo lucro e com dinheiro em caixa, tá fazendo também o maior investimento em saneamento e abastecimento de água da história de Santa Catarina. Com a empresa tendo lucro, a conta ficando mais barata, o estado cresce sem aumentar imposto”.
A redução foi autorizada pelas agências reguladoras ARESC (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), AGIR (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e CISAM-SUL (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental).
De acordo com o presidente da Casan, Edson Moritz, o desconto decorre do reequilíbrio econômico-financeiro da companhia após o período em que os reajustes anuais ficaram suspensos por força da Lei Estadual 18.025/2020, durante a pandemia.
“A estimativa era recuperar em 24 meses, mas com a reestruturação e ações de gestão foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, afirmou.
A iniciativa marca um momento histórico para a Casan, que além de reduzir a tarifa, mantém investimentos recordes em infraestrutura de saneamento e abastecimento de água em todo o estado.