
Diante da necessidade crescente de preparar municípios para situações de emergência e calamidade pública, a administração municipal de Modelo deu mais um passo importante. Na última segunda-feira (13), foi elaborado o Plano de Contingência da Assistência Social (PLANCON), instrumento que orienta a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) frente a desastres como inundações, incêndios e desabamentos.
“O objetivo do PLANCON é garantir que a rede socioassistencial esteja preparada para responder de forma rápida e coordenada, minimizando os danos e prestando o suporte necessário à população afetada. Nesta segunda nós complementamos e definimos os cenários de riscos e também elaboramos e aprofundamos o planejamento das ações. Estarmos preparados para atender a nossa população nesses casos de desastres é mais que necessário”, explica a assistente social do município, Marizete Floss.
O planejamento envolveu não apenas a equipe técnica do departamento de Assistência Social, mas também representantes da Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Educação. A integração entre esses setores visa assegurar que, em situações de emergência, as ações sejam rápidas, coordenadas e eficientes, garantindo suporte àqueles que mais precisam.
Com a implementação do PLANCON, o município conseguirá ter a proteção da população e a redução de impactos de eventos inesperados, promovendo uma atuação mais segura e organizada diante de desastres naturais ou outras crises.