Cardeal americano, Robert Prevost é o novo papa
Processo de escolha do Papa começou na quarta-feira (7)

O conclave elegeu nesta quinta-feira (8), o Americano Robert Prevost como novo papa, sucessor de Francisco à frente da Igreja Católica Apostólica Romana. Assim, ele se torna o 267º pontífice. Ele apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, logo após o anúncio da eleição.
O processo de escolha do Papa começou na quarta-feira (7), que acabou marcada pela demora para a divulgação do primeiro resultado da votação.
Já havia expectativa para que os cardeais chegassem a uma decisão nesta quinta-feira. Segundo o jornalista Rodrigo Lopes, a média dos conclaves dos últimos cem anos é de dois a três dias, com Bento XVI e Francisco tendo sido escolhidos no segundo dia.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost se formou em matemática antes de decidir virar padre, aos 22 anos. Ele é poliglota e se juntou aos agostinianos para uma missão no Peru em 1985.
O novo pontífice é considerado "um moderado construtor de pontes". Segundo especialistas, ele era um dos cardeais com maior chance de conseguir o cargo por sua "inclinação pastoral, perspectiva global e capacidade de governar a Cúria Romana".
Após surgir na sacada, o novo papa fez a bênção "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo), direcionada aos fiéis que se aglomeravam em frente à Basílica de São Pedro.