Dom Odelir se prepara para encontro histórico com o novo Papa no Vaticano
Arcebispo de Chapecó comenta impacto do novo pontífice e destaca mensagem de paz em meio a conflitos mundiais

A escolha do novo Papa atraiu os olhares do mundo inteiro, marcando o início de uma nova era para a Igreja Católica. Em Chapecó, no Oeste catarinense, Dom Odelir José Magri, arcebispo metropolitano, reuniu a imprensa para comentar a escolha histórica e seus possíveis impactos.
Durante a coletiva, Dom Odelir destacou a primeira mensagem do novo líder da Igreja. “A paz esteja com todos vocês”, saudação que, segundo ele, remete diretamente às palavras de Jesus ressuscitado aos discípulos.
“Esse tema da paz, no contexto atual em que vivemos, já revela a sensibilidade e o enfoque que ele poderá dar ao seu pontificado”, afirmou Dom Odelir.
Ele ressaltou ainda que, em um mundo marcado por conflitos, como na Ucrânia, Rússia, Palestina e Israel, a voz do novo Papa Leão XIV, especialmente por ser norte-americano, poderá ter grande influência na promoção do diálogo e na construção de pontes entre culturas e nações.
Papa Leão XIV assumiu o comando da igreja católica nesta semana (Foto: Tiziana Fabi/AFP)
Mas o momento mais esperado por Dom Odelir está marcado para o dia 29 de junho, quando ele embarcará para Roma para um encontro pessoal com o Papa Leão XIV. Na ocasião, ele receberá o pálio, símbolo do arcebispo, diretamente das mãos do pontífice.
“Imagino que não haverá mudança nesta programação. Será uma graça muito especial poder receber o pálio das mãos do novo Papa, após a elevação da nossa diocese a Arquidiocese”, destacou.
O encontro promete ser um marco para Dom Odelir e para toda a Arquidiocese de Chapecó, que acompanha com entusiasmo o início deste novo capítulo na história da Igreja Católica.