SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
15
15ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Mundo

Tempestade geomagnética provoca aurora boreal e austral pelo mundo

Apesar das belas imagens, fenômeno pode atrapalhar sistemas de comunicação e energia

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
11/05/2024 11:51Atualizado há mais de 1 ano
WhatsappFacebook
Tempestade geomagnética provoca aurora boreal e austral pelo mundo
Aurora boreal cria belas imagens no céu (Foto: Jacob Anderson/AFP)

Alguns lugares do mundo puderam ver a aurora boreal e a aurora austral entre esta sexta-feira (10) e o sábado (11). O fenômeno foi causado por uma tempestade geomagnética do nível G4, onde em uma escala é a segunda mais forte, podendo até atrapalhar sistemas de comunicação e energia, pois os satélites podem ser danificados.

A última vez que uma tempestade igual essa havia sido registrada, foi no ano de 2005, há 19 anos. No hemisfério sul não é normal poder ver esse fenômeno, onde é chamada de aurora austral, mas países como a Argentina e o Chile puderam ver as belas imagens no céu em alguns lugares de seu território.

Chile também registrou belas imagens com a aurora austral (Foto: Reprodução/Andrea Belen Pedrero/X)

No hemisfério norte, onde se chama de aurora boreal, foi possível visualizar a aurora nos Estados Unidos, na Hungria, na Suíça, na Escócia, no Reino Unido e em Portugal.

Publicidade