Rádio Centro Oeste

Projeto “Marias” transforma dor em arte e será lançado na 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres

Exposição fotográfica inspirada na música “Maria Maria” dará visibilidade à resistência de mulheres vítimas de violênci

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
15/07/2025, 19:15
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Evento será realizado no auditório da Unoesc em Pinhalzinho (Foto: Ascom)Evento será realizado no auditório da Unoesc em Pinhalzinho (Foto: Ascom)

Na próxima sexta-feira (18) será realizada em Pinhalzinho a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá na Unoesc, das 7h30 às 16h30. Um dos momentos mais esperados da programação será o lançamento do projeto “Marias: Florir é Resistir”, uma exposição fotográfica idealizada pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Departamento de Cultura.

O projeto nasceu da urgência de dar visibilidade, voz e poesia às histórias de mulheres que enfrentaram a violência em seus relacionamentos. Cada mulher será representada simbolicamente por uma flor, como expressão de sua força, diversidade e resiliência.

As imagens buscam provocar reflexão e empatia no público, sendo acompanhadas por textos sensíveis e uma trilha sonora com a emblemática canção “Maria Maria”, de Milton Nascimento, que inspira o conceito da exposição.

“É um projeto muito simbólico. A flor representa cada mulher, expressando a sua dor e também o seu florescer. A exposição vai circular por diversos espaços, levando essa mensagem de resistência e empoderamento feminino”, explica Dra. Gabriele Schmitz, coordenadora do CREAS.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Rosi Zanella, reforça o convite à comunidade pinhalense para participar da conferência, que trará também palestras com importantes nomes do cenário estadual.

Entre os destaques da programação, estão a fala da chefe do Cartório Eleitoral de Pinhalzinho, Gracie Mahl, com o tema “Mulheres e Democracia: da luta ao direito”, e a palestra magna de Cléa Demetrio Pereira, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, intitulada “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”.

Durante a tarde, os participantes vão discutir propostas de políticas públicas, deliberar em plenária e eleger delegadas para a etapa estadual da conferência. O encerramento será às 16h30, com um coffee break de confraternização.

A conferência é aberta ao público e especialmente voltada às mulheres. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por QR Code disponível nos materiais de divulgação ou diretamente no local.

Relacionadas:

Ouça ao vivo