
A segurança de crianças em creches e escolas foi um dos principais temas abordados durante a sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) desta quarta-feira (7). O assunto ganhou destaque após dois casos recentes envolvendo crianças que deixaram instituições de ensino sem acompanhamento de adultos.
O deputado estadual Mário Motta (PSD) se manifestou sobre o caso de uma criança de três anos que saiu desacompanhada do Núcleo de Educação Infantil Celso Ramos, no Centro de Florianópolis. Segundo o parlamentar, o episódio chama atenção para a necessidade de reforçar os protocolos de segurança adotados nas instituições de ensino.
Motta também citou uma ocorrência registrada dias antes em Braço do Norte, envolvendo uma criança de um ano e meio. Para o deputado, situações como essas reforçam a importância de medidas que estejam alinhadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a proteção integral e a prioridade absoluta dos direitos das crianças.
+ Criança foge de creche e vai até o trabalho da mãe
Durante o pronunciamento, o parlamentar defendeu o fortalecimento da segurança nas creches e escolas para garantir a proteção dos alunos e também oferecer maior tranquilidade aos pais que deixam os filhos nessas instituições durante o período de trabalho.
Mário Motta citou iniciativas que já são adotadas em municípios catarinenses como exemplos que podem ser avaliados por outras cidades. Entre as medidas mencionadas estão a presença de vigilantes, instalação de câmeras capazes de emitir alertas, sistemas de rondas policiais e protocolos específicos de controle e segurança nas portarias.
Além da segurança nas instituições de ensino, a sessão desta quarta-feira também teve manifestações de parlamentares sobre a valorização dos recursos hídricos, questões relacionadas às famílias de pessoas com autismo e a importância da criação de um fundo voltado ao combate ao câncer.
Os resultados das eleições realizadas no último domingo (4) também foram tema de pronunciamentos durante a sessão.





