
O prefeito de Chapecó e pré-candidato ao governo de Santa Catarina, João Rodrigues (PSD), se manifestou sobre o anúncio de que o governador Jorginho Mello (PL) terá o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como companheiro de chapa na disputa pelo governo do Estado nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista à rádio CBN de Joinville.
Ao comentar a definição da pré-candidatura, João Rodrigues destacou o histórico político de Adriano Silva e o discurso adotado pelo Novo desde a sua entrada no cenário eleitoral. Segundo ele, o prefeito de Joinville construiu sua trajetória defendendo a ausência de coligações, alianças partidárias e o não uso do fundo partidário.
“O Adriano, quando vem para a política, ele vem com o discurso do Novo, ou seja, sem coligações, sem alianças, sem fundo partidário, vence uma eleição improvável com um discurso”, afirmou João Rodrigues.
Na entrevista, o prefeito de Chapecó também mencionou o contexto político local de Joinville e observou que, em sua avaliação, o PL se posicionou de forma contrária à gestão de Adriano Silva em diferentes momentos.
“O que me surpreende é que o maior inimigo do governo do Adriano é exatamente o partido que ele se alia para disputar o governo do Estado. Se dependesse do PL, o Adriano não seria prefeito em Joinville”, declarou.
(Foto: PL/SC)João Rodrigues ainda levantou questionamentos sobre os possíveis reflexos da aliança no governo estadual e na percepção do eleitorado de Joinville. Ele ressaltou que a relação entre partidos e eleitores envolve princípios como compromisso e coerência política.
“A política parte do primeiro princípio, honra e palavra. Bom, palavra já não existe mais”, disse.
Ao final, o pré-candidato afirmou que a formação da chapa deve ser analisada pelos eleitores, especialmente em Joinville, considerando o histórico e os posicionamentos políticos dos envolvidos.
“Agora tem que avaliar como é que o eleitor de Joinville vai entender. Para quem vem com um propósito novo na política, um discurso destoante do PL, eu recebo com surpresa”, concluiu.




