O deputado eleito pelo Partido Novo, Odair Tramontin, manifestou-se contrário à reeleição para cargos do Poder Executivo. Em entrevista ao programa DSC Resumo do Dia, da Rede DSC, ele argumentou que a possibilidade de disputar um segundo mandato pode influenciar as decisões dos gestores públicos e dificultar a adoção de medidas consideradas necessárias para a administração.
Na avaliação de Tramontin, o Brasil precisa de mudanças firmes na gestão pública, que ele comparou a um “tratamento de choque”. Para o parlamentar, o atual modelo de reeleição pode levar os governantes a priorizar seus projetos eleitorais em vez de tomar decisões que, embora necessárias, possam ter impacto negativo sobre sua popularidade.
Ao explicar seu posicionamento, Tramontin afirmou que prefeitos e governadores podem evitar medidas impopulares durante o primeiro mandato para aumentar as chances de permanecer no cargo. Segundo ele, essa preocupação também pode continuar no segundo mandato, quando os gestores passam a considerar outras possibilidades eleitorais.
“Com a reeleição é impossível, por quê? Porque o mandatário, no primeiro mandato, ele tá, como se diz lá no Oeste, um olho no boi e outro na cerca, né? Ele tá pensando na reeleição, então ele não toma medidas no primeiro mandato, né, porque ele quer se reeleger”, declarou.
O deputado eleito também destacou que, mesmo sem a possibilidade de disputar um terceiro mandato consecutivo no Executivo, o governante pode continuar preocupado com sua trajetória política. Como exemplo, mencionou a possibilidade de um prefeito buscar uma vaga no Legislativo após deixar a prefeitura.
Para Tramontin, a discussão sobre o fim da reeleição ocorre em um momento oportuno, diante da necessidade de rever as regras e o funcionamento da política brasileira.
“Eu entendo que é algo que a gente precisa fazer, a gente precisa repensar. E não sei se por acaso que isso aconteceu, mas essa proposição aí que tem sido apresentada, ela vem em boa hora, porque o Brasil precisa de um novo modelo de gestão, um novo modelo político, porque estamos descendo a ladeira”, afirmou.
A manifestação de Tramontin se insere no debate sobre possíveis mudanças nas regras eleitorais do país. O fim da reeleição para cargos do Executivo é uma das propostas discutidas nesse contexto, com reflexos sobre o funcionamento dos mandatos e o planejamento político de prefeitos, governadores e do presidente da República.



