
Em uma decisão considerada histórica para a inclusão escolar, o Conselho Municipal de Educação de Saudades aprovou na última semana a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A proposta foi elaborada pela equipe técnica dos municípios que integram a associação da Amerios e, posteriormente, adequada à realidade local pela Secretaria Municipal de Educação.
O novo documento estabelece diretrizes e ações concretas para assegurar o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento — incluindo o Transtorno do Espectro Autista — e altas habilidades/superdotação, em todos os níveis e modalidades da educação básica da rede municipal.
Para a Secretaria de Educação, Lianei W. Kronbauer, a aprovação é um marco de transformação.
“A aprovação dessa política representa um avanço significativo no compromisso do município com uma educação pública de qualidade para todos. Mais do que um documento, ela orienta práticas inclusivas que respeitam as diferenças e valorizam a diversidade”, destacou a pasta.
A Política de Educação Especial passa a ser um instrumento legal e pedagógico que reforça os princípios de direitos humanos, equidade e justiça social, transformando as escolas em espaços verdadeiramente acessíveis para todos os estudantes.