PublicidadeEleições 2024

Bombeiros de SC são referência nacional em buscas e salvamentos com cães

Dupla entre bombeiro militar e um cão de busca é chamada de binômios

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
14/08/2024, 19:20
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Os cães são treinados de forma lúdica, associando a busca de vítimas a momentos de brincadeira como recompensa (Foto: Leo Munhoz/SECOM)Os cães são treinados de forma lúdica, associando a busca de vítimas a momentos de brincadeira como recompensa (Foto: Leo Munhoz/SECOM)

Muitas duplas de ação já se tornaram famosas no mundo cinematográfico e em Santa Catarina essa parceria também existe, mas no mundo real. O Corpo de Bombeiros Militar do estado é reconhecido internacionalmente em ações de busca e salvamento de vítimas com o apoio de cães.

Chamadas de binômios, as duplas são formadas por um bombeiro militar e um cão de busca, onde é necessário muito treinamento para aprimorar as técnicas de trabalho dos cães junto aos seus tutores. Desde filhotes, os cães são treinados para responder a estímulos olfativos e desenvolver suas habilidades naturais de busca.

O processo começa cedo: filhotes com maior aptidão, como aqueles que demonstram proatividade ao buscar alimento, são selecionados para continuar o treinamento. Essa prática de iniciação precoce é fundamental para a eficiência dos cães nas operações de busca.

“A formação dos binômios é um processo que exige empenho diário, o vínculo entre o cão e o bombeiro se desenvolve desde os primeiros dias de vida do animal, com o cão permanecendo sob os cuidados do seu tutor, que também é seu condutor durante toda a sua vida”, explica o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, major Alan.

As duplas catarinenses foram essenciais nos trabalhos realizados pelos bombeiros catarinenses no Rio Grande do Sul durante a enchente que assolou o estado vizinho neste ano.

(Foto: Leo Munhoz/SECOM)

Relacionadas: