"Agora o bicho vai pegar": PRF começa a fiscalizar usando drones
Uso de celular ao volante e ultrapassagens proibidas estão na mira dos agentes
A Polícia Rodoviária Federal passa a contar com uma nova ferramenta de fiscalização nas estradas catarinenses. Por meio de drones, os agentes irão monitorar as BRs e flagrar motoristas que cometem infrações.
Nesta primeira fase, as aeronaves não-tripuladas vão sobrevoar toda a extensão da BR-282 e também a BR-101, entre as cidades de São José e Palhoça, onde já está instalada uma sinalização específica.
O uso destes objetos marca um avanço no monitoramento de infrações, com foco em condutores que mexem no celular ao volante, presença de caminhões e carretas na faixa da esquerda e a falta do cinto de segurança.
Com capacidade de zoom de até sete vezes e podendo voar a altitudes entre 10 e 20 metros, os materiais garantem ao policial visão privilegiada, e funcionam como plataforma elevada de observação.
Médio e longo prazo
Vários testes operacionais foram realizados no mês de agosto. Mas a utilização "pra valer" começa hoje com uma equipe padrão composta por três agentes: um operador, um observador de ambiente e um responsável pela segurança da equipe e dos usuários.