Rádio Centro Oeste

DNA revela que pai engravidou filha de 12 anos no Oeste

Investigação durou quase quatro anos e contou com apoio do Gaeco

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
30/06/2025, 19:08
Atualizado há cerca de 8 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Caso foi investigado durante meses (Foto: Divulgação)Caso foi investigado durante meses (Foto: Divulgação)

Um homem de 54 anos foi preso preventivamente em Coronel Freitas, no Oeste de Santa Catarina, suspeito de ter engravidado a própria filha, que tinha 12 anos na época dos fatos, em 2021. A confirmação da paternidade ocorreu após exame de DNA realizado em material genético preservado, o que motivou a decretação da prisão preventiva.

De acordo com a Polícia Civil, o caso veio à tona em agosto de 2021, quando a adolescente foi levada por familiares até Florianópolis, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Na ocasião, a versão apresentada era de que a jovem havia sido vítima de um agressor desconhecido, que teria invadido a residência dela usando roupas pretas e capacete.

Com base nesse relato, a gestação, então com duas semanas, foi legalmente interrompida, e o feto foi preservado para futura perícia genética. Tanto a vítima quanto os familiares mantiveram a mesma versão em depoimentos à Polícia e ao Judiciário. Um diário com supostos relatos da adolescente sobre o crime também foi apresentado.

Nos anos seguintes, a investigação seguiu em andamento. Em 2024, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), foram realizadas novas diligências. Em abril, o pai da vítima e outros suspeitos foram intimados a fornecer material genético.

O laudo do exame de DNA foi concluído no dia 25 de junho e encaminhado à Polícia Civil, confirmando que o pai da adolescente é o genitor do feto. Diante da gravidade da confirmação e do fato de o suspeito ainda residir com a filha — hoje com 17 anos — a prisão preventiva foi solicitada e autorizada pela Justiça. O alvo foi detido e encaminhado ao sistema prisional de Chapecó. A conclusão do inquérito está prevista para a próxima semana.

 

 

Relacionadas:

Ouça ao vivo