Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Do bolo à carne: alimentos quase causam fatalidades no Oeste

Idosos sofreram engasgamentos e precisaram ser hospitalizados

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
20/05/2025, 12:37
Atualizado há cerca de 8 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Socorristas em atendimento (Foto: Corpo de Bombeiros)Socorristas em atendimento (Foto: Corpo de Bombeiros)

Três casos graves mobilizaram equipes de emergência em cidades do Oeste catarinense em um intervalo de pouco tempo nos últimos dias. Os episódios envolveram idosos e exigiram ações rápidas para salvar as vidas.

Em Xanxerê, um senhor de 82 anos sofreu uma parada respiratória após se engasgar com um pedaço de carne. Ele foi encontrado inconsciente. Após três ciclos de reanimação, o morador voltou a respirar e teve os batimentos cardíacos restabelecidos.

No mesmo dia, em Maravilha, um homem de 67 anos também foi salvo após se engasgar com um bolo. Quando os socorristas chegaram ao local, a vítima estava sendo reanimada por populares. Com a aplicação de técnicas de desobstrução, como a tapotagem — série de tapas para provocar tosse — os socorristas conseguiram liberar parcialmente a via aérea, sendo necessário encaminhamento ao Pronto Socorro.

Já em Iporã do Oeste, na tarde desta segunda-feira, dia 19, um morador foi salvo após se engasgar com um alimento. Após tentativas com tapotagem, os bombeiros realizaram a manobra de Heimlich, que teve sucesso imediato.

As ocorrências reforçam a importância do conhecimento de técnicas de primeiros socorros que podem ser fundamentais em situações como essas.

Relacionadas:

Ouça ao vivo