Forças de segurança frustram invasão de fazenda no Paraná
Grupo ligado a um movimento estavam em propriedade

A Polícia Militar realizou nesta semana, uma operação para desocupar uma propriedade rural invadida entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, no Paraná. A ação, que contou com o apoio da Polícia Civil, resultou na retirada pacífica de centenas de pessoas que haviam ocupado a área no início da manhã.
De acordo com as autoridades, os invasores surpreenderam uma família residente na sede da fazenda, que foi vítima de agressões físicas e ameaças com armas de fogo. Equipes do 6º Batalhão da PM foram acionadas e isolaram a região, dando início a negociações que resultaram na desocupação sem confrontos. Com apoio de efetivos, a ação foi conduzida de forma estratégica sendo a retirada concluída.
As diligências contaram com o suporte de investigadores que identificaram o suposto líder do grupo — um homem que já havia sido preso em flagrante em 2024. Segundo a investigação, o suspeito é conhecido por arregimentar pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo adolescentes e famílias com crianças, para organizar ocupações.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a ação conjunta reafirma o compromisso das instituições com a ordem pública e o cumprimento da lei.