
A Polícia Civil e o Ministério Público fizeram na manhã desta terça-feira (18), a Operação Istós, contra uma organização criminosa com atuação dentro e fora dos presídios catarinenses. A ação ocorreu em Chapecó, Xanxerê e Caxambu do Sul.
Ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. Durante a ação, outras duas pessoas foram presas em flagrante após os policiais encontrarem cocaína e uma arma de fogo. Cerca de 122 agentes de segurança participaram do momento.
Segundo as investigações, os suspeitos teriam envolvimento com crimes como homicídios, tráfico e comércio ilegal de armas. Alguns deles também seriam responsáveis por coordenar e manter as atividades da facção criminosa nas ruas e dentro do sistema prisional.
A investida é um desdobramento da quarta fase da Operação Sodalitas Finis, que cumpriu 70 mandados de busca e apreensão e 49 de prisão. As informações reunidas foram cruzadas para identificar a estrutura e os integrantes do grupo. O caso tramita sob sigilo judicial.