Negão, um cachorro comunitário de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi baleado por um policial militar na noite de terça-feira (27), durante uma abordagem a pessoas em situação de rua. Imagens de câmeras de segurança mostram que o agente teria pisado na patinha do animal antes de atirar. O cão foi resgatado e está internado em uma clínica veterinária.
Segundo a vereadora Kayanne Braga (PDT), a Brigada realizava a fiscalização por volta das 20h30, quando um dos policiais deu um passo para trás e pisou na pata de Negão. O animal teria gritado, mas não atacou o policial, que mesmo assim atirou.
A parlamentar acredita que o PM possa ter se assustado. Ela ainda ressaltou que havia outros cães no local, mas nenhum deles investiu contra a guarnição. Após o disparo, um morador acionou uma assessora de Kayanne, que foi ao local resgatar Negão. Ele oi levado para uma clínica parceira da ONG, onde segue internado.
Em nota, o 32º Batalhão informou que o cão “investiu contra a guarnição, ocasionando lesão na perna direita de uma policial, em razão de mordida”. Segundo a corporação, “para cessar a investida", um dos PMs efetuou um disparo com munição não letal”.