
O Governo do Rio de Janeiro divulgou, na noite deste domingo (2), imagens inéditas da megaoperação contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV), realizada na última terça-feira (28). A ação policial foi considerada a mais letal da história, com 121 mortes confirmadas.
Os momentos foram capturados por câmeras corporais e drones da Polícia Civil. Os vídeos mostram um cenário de guerra nos complexos da Penha e do Alemão, com vários focos de incêndio e barricadas armadas por criminosos para impedir o avanço das forças de segurança.
Um dos drones registrou o momento em que uma equipe de policiais civis avançou em uma região de mata e foi surpreendida. Dois agentes foram atingidos e socorridos pelo policial Rodrigo Velloso Cabral, de 34 anos.
Em uma cena que não foi registrada, ele deu voz de prisão ao autor dos disparos, mas acabou baleado e morto, segundo o Governo do Rio. As câmeras corporais dos policiais mostram ainda detalhes do resgate de dois agentes feridos durante as trocas de tiros: o cabo Oliveira, do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e o sargento Walner Santana, do Batalhão de Ações com Cães.