








A ampliação da conectividade no meio rural catarinense ganhou novo impulso com o lançamento do Programa Sinal Bom, iniciativa do Governo de Santa Catarina para eliminar áreas sem cobertura digital e levar internet de qualidade a todo o território estadual. A proposta prevê incentivos econômicos a empresas que investirem na expansão da infraestrutura de telecomunicações, com destaque para a instalação de novas Estações Rádio Base e a ampliação da fibra óptica.
O programa será implementado em dois eixos principais e inclui a instalação de 688 novas ERBs, que levarão tecnologia 4G ou superior a regiões que ainda enfrentam limitações de cobertura. A definição dos locais foi feita com base em estudos técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. A expansão deve elevar a cobertura total dos atuais 92,3% para cerca de 100%, especialmente nas áreas rurais e rodovias.
Além da conectividade móvel, o Sinal Bom prevê o estímulo ao uso compartilhado de postes para facilitar a passagem de cabos de fibra óptica no meio rural. A Celesc Distribuição adotará, pelos próximos cinco anos, uma política especial de preços, oferecendo desconto de 90% no aluguel dos postes para prestadoras privadas e gratuidade para órgãos públicos, reduzindo custos e acelerando a implantação de redes de internet fixa.
Os projetos para instalação das redes deverão ser apresentados pelas empresas interessadas dentro de um prazo de cinco anos após a publicação da lei, seguindo padrões técnicos e regras de fiscalização. O programa também prevê linhas de crédito específicas ofertadas pelo BADESC e pelo BRDE, além da possibilidade de modernização do tratamento fiscal às operadoras.
Se aprovada a proposta na Assembleia Legislativa, o próximo passo será a publicação do edital de seleção das operadoras, marcando uma nova etapa para a conectividade rural em Santa Catarina.