Chuva em excesso deve trazer prejuízos na produção agrícola

Gerente regional da Epagri fala preocupações do órgão e dos agricultores com as perdas

Felipe Eduardo Zamboni
Por Felipe Eduardo Zamboni
24/10/2023, 13:38
Atualizado há 7 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Mircon relata que Epagri está atenta e auxíliando os produtores rurais (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Mircon relata que Epagri está atenta e auxíliando os produtores rurais (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)
PublicidadePublicidade

Falta de chuva é ruim. Chuva em excesso não é bom. Esse é um dilema que os agricultores vivem todos os anos. Nas últimas safras os produtores rurais sofreram com o fenômeno da La Niña, no qual o volume pluviométrico foi baixo. Já em 2023 quem deu as caras foi o El Niño, no qual nos últimos meses a chuva foi acima do normal.

Com isso a produção agrícola acaba sendo prejudicada de várias formas. Seja pela impossibilidade da colheita, a demora no plantio ou até mesmo o alagamento da área. O gerente regional da Epagri, Mircon Frühauf, destacou durante entrevista no programa Radar desta terça-feira (24), que todas culturas terão prejuízos nesta safra.

“Os produtores de trigo não estão conseguindo colher, o que diminui a qualidade do grão. No milho a preocupação é para o ataque de doenças, onde com as chuvas o agricultor tem dificuldade para o tratamento. O granizo acabou danificando as lavouras de fumo. E quem apostou na soja, alguns já haviam plantado, o que o excesso de chuva é ruim e está atrasando o plantio de outros, no qual depende a semente comprada também não terá o desenvolvimento planejado”, disse Mircon.

Relacionadas: