Santa Catarina inicia diálogo com a China para retomar exportações após surto de gripe aviária
Em reunião na embaixada chinesa, governador destaca rigor das medidas sanitárias adotadas no estado e reforça compromisso com a segurança alimentar

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, deu início nesta quarta-feira (04), a uma ofensiva diplomática com o objetivo de reabrir o mercado chinês para os produtos catarinenses, após restrições impostas por conta de casos de gripe aviária registrados no país.
Em encontro com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, realizado na embaixada chinesa em Brasília, Jorginho Mello destacou as medidas de prevenção e controle adotadas pelo estado, mesmo diante da ocorrência da doença em território vizinho, como o Rio Grande do Sul.
Durante a reunião, o embaixador Zhu reconheceu a relevância de Santa Catarina para o comércio bilateral, sublinhando que o estado, embora pequeno em extensão territorial, responde por 10% de todas as importações brasileiras feitas pela China. Ele agradeceu o detalhamento das ações apresentado pela comitiva catarinense e demonstrou apreço pelo rigor das medidas de biossegurança adotadas.
Zhu Qingqiao informou ainda que todas as informações prestadas serão encaminhadas às autoridades chinesas competentes, e reafirmou que qualquer decisão será tomada em conformidade com os regulamentos internacionais, as normas sanitárias chinesas e os acordos bilaterais vigentes.
“A China dá grande importância ao controle sanitário animal e está impressionada com o cuidado de Santa Catarina”, disse o embaixador.
Jorginho Mello aproveitou o encontro para comunicar sua intenção de visitar a China nos próximos dias e pediu o apoio da embaixada para intermediar reuniões com ministérios do país asiático. A ação faz parte de uma estratégia mais ampla para garantir a continuidade das exportações catarinenses, especialmente de carne suína e de frango, dois dos principais produtos enviados ao exterior.
A reunião contou com a presença de assessores de ambas as partes, além da presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina; da secretária de Articulação Nacional, Vania Franco; do secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen; e do secretário adjunto de Agricultura, Admir Edi Dalla Cort.
Ainda nesta quarta-feira, a comitiva catarinense deve visitar os embaixadores da União Europeia, Japão, México e Coreia do Sul, em mais uma etapa da agenda de articulação para garantir a estabilidade das exportações agropecuárias do estado.