Autoridades locais, estaduais e nacionais marcaram presença na abertura da Efapi do Brasil nesta sexta-feira (10), no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó.
Considerada a maior expofeira do país, a Efapi reúne cultura, negócios e inovação, consolidando Chapecó como referência no turismo de negócios e na indústria da transformação.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou a importância histórica do evento e prestou homenagem aos pioneiros que idealizaram a feira, entre eles Valmor Lunardi, que dá nome ao parque.
“Nunca deixem de sonhar e empreender. Este parque foi sonhado pelos pioneiros e transformou nossa cidade na capital do turismo de negócios. Tivemos um crescimento de 130% no turismo no último ano. Aos visitantes, bem-vindos à maior expofeira deste país, aqui na cidade de Chapecó”, afirmou.
Neivor Canton, presidente da Aurora, falou em nome dos patrocinadores, ressaltando o caráter multissetorial do evento.
“A Efapi tornou-se um patrimônio imaterial de Chapecó e região, exibindo nossas potencialidades e cultura. Ela é referência para o Brasil e países do Mercosul. A Efapi é de todos. A Efapi é do Brasil”, disse.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Felipe Balzan, agradeceu o esforço de todos os envolvidos na realização da feira.
“Hoje é um grande dia. Construímos um legado graças à dedicação de cada um. Esse momento é de vocês”, afirmou.
Também se pronunciaram autoridades do legislativo municipal e estadual. O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, desejou sucesso aos expositores, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, destacou a representatividade do Oeste catarinense.
“Se somos um estado de desenvolvimento, devemos muito ao Oeste de Santa Catarina. Viva Chapecó, Viva Santa Catarina e Viva o Brasil”, disse Garcia.
A deputada federal Caroline De Toni celebrou a relevância da Efapi.
“As maiores autoridades de Santa Catarina estão presentes nesta feira e isso demonstra o sucesso de Chapecó e da Efapi”, afirmou.
O senador Esperidião Amin acrescentou. “É um momento significativo de mostrar o que a nossa gente produziu. É hora de celebrar.”
O governador Jorginho Mello realizou a entrega simbólica de R$2 milhões em patrocínio à Efapi e anunciou investimentos de R$50 milhões em infraestrutura da cidade, incluindo o prolongamento Norte da Avenida Getúlio Vargas e a construção de uma nova escola estadual no bairro Efapi.
“Santa Catarina é o estado que mais gera emprego e nos enche de orgulho. Nesta festa se faz negócios, se produz riqueza e há muita alegria”, destacou.
Entre os presentes estavam ainda o senador Jorge Seif, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Breno Medeiros, deputados estaduais, representantes da Amosc, Prefeitura de Chapecó, CCO e diversos patrocinadores. O evento contou com a execução do Hino Nacional por Juliana Winckler e a bênção do padre José Rentz.