A partir desta sexta-feira (10), Chapecó se torna o epicentro da economia e da cultura do Sul do Brasil com a abertura oficial da Efapi do Brasil 2025, uma das maiores feiras multissetoriais do país. O evento, que segue até o dia 19 de outubro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, deve atrair mais de 500 mil visitantes e gerar R$800 milhões em negócios, um crescimento de 33% em relação à edição anterior.
Com 625 expositores — 25% a mais que em 2023 —, a feira reúne indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, cultura, gastronomia e turismo, mostrando a força econômica e o potencial inovador da região.
“A Efapi do Brasil é a oportunidade de apresentarmos nossa economia para o Brasil. Chapecó e os 200 municípios do Oeste estarão em evidência”, destacou o prefeito João Rodrigues, durante o anúncio da programação.
A abertura oficial ocorre às 19h, no Pavilhão 01, e contará com a presença do governador Jorginho Mello, parlamentares, empresários e lideranças regionais.
Feira moderna e conectada
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Felipe Balzan, reforça que a Efapi foi pensada para proporcionar uma experiência moderna e interativa.
“Investimos fortemente em infraestrutura, acessibilidade, segurança e tecnologia. Visitantes e expositores irão se surpreender e gerar muitos negócios”, disse.
A entrada é gratuita todos os dias, com cobrança apenas nos quatro dias de shows pagos.
Impacto econômico e social
O secretário de Desenvolvimento Econômico e coordenador geral da feira, Márcio Paixão Rodrigues, explica que o impacto da Efapi vai além dos dias de realização.
“O evento gera empregos e movimenta a economia antes, durante e depois da feira, fortalecendo a arrecadação municipal e os investimentos públicos”, afirmou.
A rede hoteleira também sente os reflexos positivos. Segundo o presidente do Sihrbasc, Gustavo Ghisi, a ocupação média já chega a 70%, e deve atingir 95% no dia 18, evidenciando o alcance da feira.
Novidades e atrações
Entre as novidades deste ano estão o Espaço Bier, com 12 cervejarias artesanais e 100 atrações artísticas; o Café Desbrave, que divulga rotas turísticas e oferece café colonial; e o Mini Mundo Rural, com 44 espécies de animais. No sábado (11), às 15h, será inaugurado o Museu da Colonização, preservando a história de Chapecó e da região.
O evento também contará com provas de Hipismo Clássico, salões do Imóvel e do Automóvel, exposições agropecuárias, rodeo country e shows nacionais — entre os destaques, Thiaguinho, Zé Neto e Cristiano, Alexandre Pires, Gusttavo Lima, Alok, Henrique e Juliano e Leonardo.
Segurança e bem-estar
Mais de 230 agentes públicos e 80 profissionais de segurança privada estarão no parque diariamente, com apoio de 60 câmeras de videomonitoramento, 32 câmeras de reconhecimento facial e drones. O atendimento médico contará com 80 profissionais, ambulâncias equipadas e o Ônibus Saúde em Movimento, em parceria com a Unochapecó.
Realização e apoio
A Efapi do Brasil é uma realização da Prefeitura de Chapecó e da Comissão Central Organizadora, com patrocínio de empresas e instituições como Aurora, Governo do Estado de Santa Catarina, Caixa, Cooperalfa, Sicoob MaxiCrédito, Havan, Sicredi e Cresol, entre outros, e apoio do Sebrae, Unochapecó, Unimed e Alesc.