Faltando apenas 40 dias para o início da Efapi do Brasil, uma das maiores feiras multissetoriais do país, a Prefeitura de Chapecó promoveu nesta segunda-feira (1º) uma reunião com cerca de cem pessoas para alinhar os últimos detalhes do evento. O encontro ocorreu no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi e reuniu autoridades, representantes das comissões setoriais, Celesc, Casan e organizadores da feira.
Durante a reunião, os responsáveis por cada comissão apresentaram os encaminhamentos finais para garantir que tudo esteja pronto para o início da Efapi, marcado para 10 de outubro. Em seguida, os participantes realizaram uma visita às obras de modernização do parque, que incluem o novo pavilhão III, com 7,1 mil metros quadrados, destinado a instituições financeiras, patrocinadores e 48 estandes comerciais. A área anterior tinha apenas 1,9 mil metros quadrados.
Outra grande novidade é a ampliação do pavilhão das cervejarias, que passou de 600 para 2.299 metros quadrados e contará com espaço para artesanato, cervejarias e food trucks. Melhorias também estão sendo feitas no pavilhão de convivência, oferecendo mais conforto aos visitantes.
Segundo o prefeito João Rodrigues, o investimento total da Prefeitura no Parque da Efapi é de cerca de R$40 milhões.
“Não é apenas um recurso para a Efapi, é um patrimônio que ficará para Chapecó e será utilizado em outros eventos, como Fetranslog e Mercoagro. Com essas melhorias, o município terá uma das melhores infraestruturas do país para sediar feiras e eventos”, destacou.
O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Felipe Balzan, revelou que a edição 2025 terá cerca de 300 expositores e expectativa de R$800 milhões em negócios, um aumento de 33% em relação a 2023. Já o coordenador-adjunto, Luiz Roberto Tillmann, informou que a montagem das estruturas começará no dia 20 de setembro.
Na área de segurança, o presidente do Conselho de Segurança de Chapecó, Márcio Bueno, anunciou novidades como drones, câmeras com reconhecimento facial e uma central de monitoramento. Entre as atrações, estão o mini mundo rural, provas de hipismo com cerca de 150 conjuntos, Rodeio Country e presença de animais durante toda a feira.
A entrada no parque será gratuita, exceto para quatro noites de shows na Concha Acústica, enquanto seis noites de apresentações serão custeadas por patrocinadores. Mais informações e ingressos estão disponíveis no site oficial da Efapi do Brasil.