
Um tornado com ventos de até 250 km/h atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na noite de sexta-feira (7), deixando seis mortos, pelo menos 750 feridos e mais de mil desabrigados, segundo informações da Defesa Civil.
A tempestade, classificada como EF3 na escala Fujita — que vai de 0 a 5 —, destruiu cerca de 90% da cidade, de acordo com o governo estadual. Imagens mostram casas completamente destelhadas, veículos revirados e postes de energia derrubados.
Vítimas identificadas
O governo do Paraná divulgou, neste sábado (8), os nomes das vítimas:
Jose Neri Geremias, 53 anos, de Guarapuava
Adriane Maria de Moura, 47 anos
Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
Claudino Paulino Risse, 57 anos
Jose Gieteski, 83 anos
Julia Kwapis, 14 anos
Todos de Rio Bonito do Iguaçu;
Destruição e resgate
Em vídeos gravados por moradores, é possível ver o cenário de devastação: ruas cobertas de escombros, casas demolidas e árvores arrancadas. Houve também queda de granizo durante o fenômeno.
O governo do Paraná enviou 30 socorristas de várias cidades e 20 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), com cães farejadores, para reforçar as buscas por vítimas. Caminhões da Defesa Civil foram carregados com cestas básicas, kits de higiene e materiais de dormitório e estão a caminho da região.
Ambulâncias auxiliam no atendimento aos feridos, e a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou leitos em outros municípios para possíveis transferências.
O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o governo federal articula o envio de ajuda humanitária e equipes de apoio à reconstrução, sob orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador Ratinho Junior (PSD) determinou a instalação de uma base de comando e coordenação no Quartel Central do Corpo de Bombeiros de Guarapuava para coordenar as ações de socorro.
Outros locais afetados
O ciclone extratropical que formou o tornado também causou chuvas fortes e ventos intensos em outras regiões do Sul e do Sudeste. No Paraná, o Simepar registrou rajadas de vento acima de 60 km/h em diversas cidades na sexta-feira (7):
Dois Vizinhos: 82,4 km/h
Cornélio Procópio: 76 km/h
Campo Mourão: 74,2 km/h
Candói: 73,1 km/h
Planalto: 70,9 km/h
Distrito de Horizonte (Palmas): 70,6 km/h
Cianorte: 69,8 km/h
Clevelândia: 68,8 km/h
Cascavel: 66,2 km/h
Japira: 64,1 km/h
Laranjeiras do Sul: 61,6 km/h
Londrina: 60,1 km/h
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o ciclone também provocou alagamentos e destelhamentos. Já em São Paulo e Rio de Janeiro, houve queda de árvores por causa das rajadas de vento.



