
O tradicionalismo gaúcho vai tomar conta de Pinhalzinho neste fim de semana, nos dias 25 e 26 de outubro, com a realização da 4ª etapa do 19º Festival Regional da Cultura Gaúcha (FRCG). O evento será sediado pelo CTG Porteira do Pinhal, um dos criadores do festival.
Segundo o patrão do CTG, Marino Rambo, o festival teve início em 2005 e vem crescendo a cada edição.
“São 19 anos de história. O CTG Porteira do Pinhal, junto com outras entidades, foi um dos mentores na criação desse festival, e é uma alegria enorme podermos sediar novamente uma das etapas”, destacou.
O evento contará com 61 grupos de danças tradicionais e diversas outras modalidades culturais, como danças birivas, declamação, gaita pianada, chula (individual e trio) e também bocha, que integra a parte esportiva da programação. Ao todo são esperadas mais de 1.500 pessoas entre participantes e admiradores do evento.
As atividades serão realizadas em seis palcos distribuídos dentro do parque da Efacip, com intensa programação cultural durante todo o fim de semana. Além das apresentações, haverá serviço de alimentação no local. No sábado, será servido almoço com macarronada e galeto (R$30 por pessoa) e jantar pelo mesmo valor. No domingo, o cardápio contará com o tradicional churrasco, ao preço de R$45, com meia entrada para crianças de até 11 anos.
Marino Rambo reforça que o evento é aberto ao público e sem cobrança de ingresso para quem deseja prestigiar as apresentações.
“Queremos trazer o festival para a comunidade pinhalense, para que todos possam assistir e se encantar com os espetáculos de dança, declamação e chula. Quem quiser pode vir, trazer seu chimarrão e aproveitar”, convida o patrão.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pinhalzinho, da FMEC e do Sicoob, parcerias fundamentais para a realização do festival.
“Sem o engajamento e a ajuda dessas instituições, além dos sócios, pais e departamentos artístico, campeiro e esportivo do CTG, seria impossível viabilizar um evento desse porte”, conclui Marino.
O Festival Regional da Cultura Gaúcha é um dos maiores encontros tradicionalistas da região e promete movimentar Pinhalzinho, fortalecendo a cultura e a tradição gaúcha no Oeste catarinense.