Escorpiões mais perigosos da América do Sul são capturados em São Carlos
Quantidade considerável foram encontrados no município

Na noite desta quinta-feira, dia 15, o município de São Carlos deu um show de eficiência na luta contra os escorpiões Tityus serrulatus - os mais perigosos da América do Sul. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a espécie pode medir até 7 cm e um de seus anéis na cauda possuem dentes de serra.
Como forma de prevenção, a equipe de Endemias da cidade, realizou uma intensa operação de monitoramento e captura desse peçonhento, e encontrou uma quantidade considerável deles.
A secretária de Saúde, Simone Nothaft, destacou a relevância dessa ação, lembrando do incidente com a espécie registrado em 2021. "Prevenir é o melhor remédio", afirmou.
Dicas para evitar a presença desses "moradores indesejados"
Mantenha os ambientes limpos: jardins e quintais sem entulho, folhas secas ou materiais de construção;
Vede frestas e buracos: pisos e rodapés devem estar bem fechados, sem brechas para o inimigo se infiltrar;
Instale telas em ralos e aberturas;
Cheque roupas e calçados: sempre olhe antes de vestir;
Afaste camas e berços das paredes: e, claro, fique atento às possíveis áreas de acesso;
Em caso de picada na pele, a orientação é procurar imediatamente por atendimento médico mais próximo para receber o tratamento adequado o quanto antes.