Rádio Centro Oeste

Fecoagro celebra 50 anos com homenagens, livro histórico e valorização do cooperativismo catarinense

Ex-presidentes, fundadores e colaboradores recebem troféu de agradecimento

Fabiano Rambo
Por Fabiano Rambo
28/07/2025, 18:06
Atualizado há 4 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Fecoagro comemora 50 anosFecoagro comemora 50 anos

A Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) comemorou, na última sexta-feira (25), seus 50 anos de fundação em um evento prestigiado realizado em Florianópolis, no Dia do Colono e do Motorista. A solenidade reuniu lideranças políticas, representantes do agronegócio e dirigentes das cooperativas filiadas à entidade.

Durante a celebração, foram homenageados os 15 fundadores da Fecoagro e ex-presidentes que marcaram diferentes fases da história da instituição, entre eles Aury Luiz Bodanese, Luiz Carlos Chiocca, Odacir Zonta, Érico Frederico Gebler, José Zeferino Pedroso, Luiz Hilton Temp, Neivor Canton, Marcos Antonio Zordan, Luiz Vicente Suzim, Cláudio Post e o atual presidente, Arno Pandolfo. O diretor executivo Ivan Ramos também foi homenageado pelo seu trabalho e dedicação frente a federação.

Um dos pontos altos do evento foi o lançamento oficial do livro comemorativo dos 50 anos, uma obra de 104 páginas que registra, com riqueza de detalhes, a trajetória da Fecoagro. Mais do que um documento histórico, o livro é descrito como “a memória viva de uma caminhada marcada por cooperação, pioneirismo, superação e desenvolvimento do cooperativismo no agro catarinense”. A publicação reúne conquistas, desafios, rostos e histórias que uniram cooperativas em torno do propósito comum de crescer juntas.

Atualmente, a Fecoagro desempenha papel estratégico na agricultura catarinense, operacionalizando programas como o Terra-Boa — em parceria com o Governo do Estado —, que garante a distribuição de sementes, calcário e kits para milhares de produtores em todas as regiões. Também atua como indústria de fertilizantes e central de distribuição de insumos, fortalecendo principalmente os pequenos agricultores, marca registrada do modelo produtivo de Santa Catarina.

Para Arno Pandolfo, presidente da Fecoagro e da Cooperitaipu, os 50 anos celebrados representam não apenas o passado de conquistas, mas o compromisso renovado com o futuro: “Seguimos impulsionando o desenvolvimento regional com base na união e na força do cooperativismo”.

Relacionadas:

Ouça ao vivo