
O Porto de São Francisco do Sul encerrou 2025 com um novo recorde na movimentação de cargas, reforçando sua posição como o maior porto de Santa Catarina em operações de exportação, importação e cabotagem. Ao longo do ano, passaram pelo terminal 17,5 milhões de toneladas de mercadorias, o maior volume já registrado em seus 70 anos de atividade.
O desempenho confirma uma trajetória de crescimento contínuo. Nos últimos três anos, a movimentação aumentou 39%, saltando de 12,6 milhões de toneladas em 2022 para 16,8 milhões em 2023, 17 milhões em 2024 e, agora, 17,5 milhões em 2025. O resultado mais recente representa um avanço de 3% em relação ao ano anterior.
Para o governador Jorginho Mello, os números refletem o fortalecimento da economia catarinense e os investimentos realizados pelo Estado.
“É recorde em cima de recorde. O mundo quer comprar os produtos de Santa Catarina e isso passa muito aqui pelos navios que entram e saem da Baía da Babitonga, no Norte do nosso Estado. Estamos investindo e transformando várias áreas, e o trabalho do Porto de São Francisco do Sul é um dos melhores exemplos. Desde 2023, o porto se tornou o maior de SC e vai crescer ainda mais com os investimentos que estamos fazendo”, disse o governador Jorginho Mello.
Do total movimentado em 2025, as exportações responderam por 55%, somando 9,6 milhões de toneladas. Os grãos lideraram as operações, com destaque para a soja, que alcançou 6,2 milhões de toneladas, e o milho, com 2,9 milhões. As importações e cargas de entrada representaram 45% do volume, totalizando 7,9 milhões de toneladas.
Nesse grupo, ganharam relevância os produtos siderúrgicos transportados por cabotagem pela empresa privada Tesc, que arrenda área dentro do porto público, além do aço importado. Juntos, esses itens atingiram 4,3 milhões de toneladas. Os fertilizantes também tiveram participação expressiva, com 3,1 milhões de toneladas movimentadas.

De acordo com o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, o crescimento consistente é resultado de planejamento e investimentos estruturantes, com foco na manutenção e na melhoria contínua da infraestrutura.
“O crescimento consistente na movimentação de cargas nos últimos três anos é resultado direto de um trabalho baseado em planejamento e em investimentos estruturantes. Foram direcionados recursos de forma estratégica, priorizando a manutenção e a melhoria contínua da nossa infraestrutura”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.
O presidente do Porto, Cleverton Vieira, reforça que, desde 2023, as ações priorizam a infraestrutura terrestre e aquaviária, incluindo novas balanças, reforço na segurança, investimentos em tecnologia da informação, dragagens de manutenção e aprofundamento, além da modernização de equipamentos.
“Todo esse trabalho, realizado em conjunto com os demais atores da comunidade portuária, em especial com os operadores e trabalhadores avulsos, tem feito a diferença, assegurando uma condição diferenciada de competitividade ao Porto de São Francisco e trazendo esse expressivo crescimento de 39% nos últimos três anos”.
O Porto de São Francisco do Sul figura hoje como o maior porto em movimentação de cargas de Santa Catarina, está entre os 10 maiores portos públicos do Brasil em carga geral e entre os três do país com certificações ISO 9001 e ISO 14001. Em 2024 e 2025, o terminal recebeu quatro prêmios do Ministério dos Portos, em reconhecimento ao aumento da movimentação e aos bons índices de gestão. Atualmente, é responsável por 50% de todo o aço importado pelo Brasil e por 80% da soja exportada por Santa Catarina.


