SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
23
23ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Economia

Último dia para declarar o IR: o que acontece se não entregar declaração?

A expectativa da receita é receber 43 milhões de declarações

Gilmar BortesePor Gilmar Bortese
31/05/2024 12:11Atualizado há mais de 1 ano
WhatsappFacebook
Último dia para declarar o IR: o que acontece se não entregar declaração?
Contribuintes tem até está sexta para declarar o Imposto de Renda (Foto: Gilmar Bortese)

Os contribuintes brasileiros têm até às 23h59 desta sexta- (31) para entregar a declaração de Imposto de Renda (IR) 2024. Quem perder o prazo ficará sujeito ao pagamento de multa para regularizar a situação.

A Receita Federal, para este ano, tem a expectativa de receber 43 milhões de declarações. Aqueles que não conseguirem entregar o documento no prazo terão que aguardar até a reabertura do sistema de entrega da Receita, que acontece apenas a partir das 8h do dia 3 de junho.

Nos casos que envolvem atraso, o contribuinte fica sujeito ao pagamento de uma multa mínima de, no mínimo, R$ 165,74, válida para as declarações sem imposto a pagar.

Publicidade

Para quem dever imposto, a mordida do Leão pelo atraso é maior. A multa nessa situação varia entre 1% ao mês e 20% do valor devido, mais os juros proporcionais à taxa Selic vigente, atualmente em 10,75% ao ano.