
















O ano letivo de 2026 vai começar com novidade nas mochilas dos mais de 519 mil estudantes da rede estadual de Santa Catarina. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, prepara uma grande entrega de kits individuais e personalizados de material escolar, uma ação que integra o programa Escola Boa, dentro do movimento Educação Levada a Sério. O investimento total chega a R$24 milhões, valor destinado exclusivamente para aquisição dos novos materiais.
As caixas já começaram a chegar aos centros de distribuição da SED, que promete enviá-las às escolas nas próximas semanas, garantindo que tudo esteja nas mãos dos alunos no início do próximo ano letivo.
O governador Jorginho Mello destaca que a iniciativa busca mais do que suprir necessidades básicas, pretende transformar o sentimento de pertencimento dos estudantes.
“Todo esse investimento que estamos realizando no movimento Educação Levada a Sério busca dar as melhores condições de aprendizado para nossos estudantes e também de trabalho para professores e equipes pedagógicas, também queremos resgatar o orgulho do aluno por estudar em uma escola estadual e a aquisição dos materiais escolares vai ao encontro a esse objetivo”, afirma.
Os kits foram planejados de acordo com cada etapa de ensino. Para os anos iniciais do ensino fundamental, serão 20 itens, como caderno de brochura, lápis de cor, caderno de desenho, cola branca, borracha, apontador, giz de cera e régua. Nos anos finais, a lista cresce para 22 objetos, incluindo caderno universitário, canetas azul, preta e vermelha, esquadros, transferidor de 180 graus e lápis grafite.
(Foto: Roberto Zacarias/SECOM)Os estudantes do ensino médio também recebem atenção especial, com 16 itens, entre eles caderno universitário, canetas, lápis, borracha e régua. A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforça que o impacto será direto no engajamento dos alunos.
“São materiais de qualidade, que vão elevar a autoestima dos nossos estudantes, animá-los para ir à escola. Nosso governador Jorginho Mello e nós, da Secretaria de Educação, estamos trabalhando diuturnamente para elevar a régua e colocar a Educação de Santa Catarina no lugar que ela merece”, destaca.
O programa Escola Boa oferece muito mais do que kits de material escolar. Ele representa uma reestruturação ampla, que envolve manutenção, segurança, conectividade e revitalização dos espaços de ensino. A iniciativa também garante que todos os estudantes receberão uniformes escolares e que todas as salas de aula serão climatizadas com aparelhos de ar-condicionado, reforçando o compromisso de transformar as escolas catarinenses em ambientes de conforto, qualidade e pertencimento.
Assim, enquanto 2026 se aproxima, a rede estadual se prepara para abrir o ano com um novo capítulo, mais colorido, organizado e motivador para milhares de crianças e jovens de Santa Catarina.