Com ênfase no PIE, Fesporte divulga balanço de 2024

Investimentos em infraestrutura também foram significativos durante o ano 

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
13/12/2024, 09:46
Atualizado há 8 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Fesporte faz balanço do ano de 2024 (Foto: Divulgação)Fesporte faz balanço do ano de 2024 (Foto: Divulgação)

A Fesporte divulgou nesta semana um balanço do ano, fazendo avaliações dos programas realizados, investimentos em infraestrutura e a organização do calendário das competições. A Fundação Catarinense de Esporte organiza 11 competições anualmente, seja no esporte escolar, de rendimento ou de participação.

Um dos principais atos realizados em 2024 foi a criação do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), no qual irá arrecadar aproximadamente R$75 milhões em recursos para apoiar atletas, clubes, federações e projetos sociais ligados ao esporte.

"Foi um momento histórico para a Fesporte o lançamento do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE). Encerrar o ano de 2024 com um programa grandioso e desta importância só nos faz ter a certeza que 2025 será muito promissor para o esporte catarinense", diz o presidente da Fesporte, Freibergue Rubem do Nascimento.

A busca por recursos foi uma das principais pautas do presidente da Fesporte, indo a Brasília buscar verbas e investindo pesado em infraestrutura por todos os cantos do estado, para assim garantir que as delegações de Santa Catarina possam competir em condições específicas nos principais eventos nacionais.

Essa estratégia não apenas elevou o nível do esporte catarinense, mas também deu oportunidade há vários municípios melhorarem suas praças esportivas. 

"Chegando a este mês de dezembro onde as atividades vão se encerrando, considero que foi um ano bastante satisfatório para o esporte de Santa Catarina. Trabalhamos atendendo investimentos em uma série de regiões do nosso estado onde os valores chegaram a superar os R$ 30 milhões e tivemos um retorno muito positivo dos municípios que conseguiram com o nosso apoio melhorar a estrutura do esporte local e quem ganha com isso é todo o estado de Santa Catarina" explica o presidente da Fesporte, Freibergue Nascimento. 

Calendário

O calendário da Fesporte já chegou ser problema em outrora, porém neste ano, em entrevista para a Rádio Centro Oeste ainda no início da sua gestão, o presidente afirmou que iria cumprir rigorosamente o que estava previsto e garantiu sempre ter um segundo plano para caso houvesse imprevistos. 

"O calendário esportivo da Fesporte é realmente muito bem preenchido com uma série de eventos e competições que atendem muitas categorias e gêneros do esporte. São eventos históricos que integram o calendário há vários anos e principalmente são eventos que deixam  um legado enorme para os municípios-sede" detalha Freibergue.

Freibergue veio várias vezes ao Oeste do estado em 2024 (Foto: Renan Ribeiro)

Estadualização do esporte

Distribuir as competições por todo o estado e principalmente integrar o Oeste foi um dos desafios feitos pelo governador Jorginho Mello ao presidente da Fesporte. Freibergue destinou as Etapas Estaduais da Olesc e do Jasc para Pinhalzinho, Saudades, Maravilha e Concórdia, municípios esses que puderam investir em melhorias nas estruturas físicas esportivas.

Para 2025 o Oeste seguirá sendo prestigiado, onde será a vez de Chapecó ser sede dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

 

Relacionadas:

Ouça ao vivo