PublicidadeEleições 2024

Reunião esclare situação de Pinhalzinho após chuvas das últimas 48h

Foco do trabalho estará nos casos mais graves no interior do município

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
03/11/2023, 15:16
Atualizado há 11 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)Encontro aconteceu na sala de reuniões da prefeitura (Foto: Felipe Eduardo Zamboni)

Uma reunião na manhã desta sexta (3), na prefeitura de Pinhalzinho, reuniu vereadores, secretários e representantes de cooperativas e agroindústrias para debater sobre a situação do município depois das fortes chuvas nas últimas horas. Uma das preocupações é o carregamento de animais, de leite e a entrega de alimentos, já que as condições das estradas estão precárias, já que foram danificadas pela enxurrada.

Em um primeiro momento o município fará apenas trabalhos emergenciais, sem a recuperação total das vias do interior. Um decreto municipal deverá ser feito, mas para isso, será realizado um levantamento dos prejuízos públicos e privados nos próximos dias. O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Honorino Dalapossa, informou que 90% dos boeiros precisam ser limpos ou refeitos no interior.

Segundo relatado na reunião, todas as máquinas do município estão trabalhando no interior, inclusive empresas privadas se colocaram à disposição e estão auxiliando na recuperação dos locais danificados. A ordem dos serviços serão feitos dos mais urgentes para depois situações com menos gravidade.

Na cidade também há pontos de alagamentos, segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Pinhalzinho, Roberto Reolon, no entanto a situação não é tão grave em relação a outros municípios.

Cleder Orth, responsável da Defesa Civil na Capital da Amizade, lembra que esta chuva é parecida com uma situação ocorrida no ano de 2017, onde depois de vários estragos na época, o município se preparou com uma melhor infraestrutura e hoje os danos são menores do que poderiam ser.

Relacionadas: