Reunião esclare situação de Pinhalzinho após chuvas das últimas 48h
Foco do trabalho estará nos casos mais graves no interior do município
Uma reunião na manhã desta sexta (3), na prefeitura de Pinhalzinho, reuniu vereadores, secretários e representantes de cooperativas e agroindústrias para debater sobre a situação do município depois das fortes chuvas nas últimas horas. Uma das preocupações é o carregamento de animais, de leite e a entrega de alimentos, já que as condições das estradas estão precárias, já que foram danificadas pela enxurrada.
Em um primeiro momento o município fará apenas trabalhos emergenciais, sem a recuperação total das vias do interior. Um decreto municipal deverá ser feito, mas para isso, será realizado um levantamento dos prejuízos públicos e privados nos próximos dias. O responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Honorino Dalapossa, informou que 90% dos boeiros precisam ser limpos ou refeitos no interior.
Segundo relatado na reunião, todas as máquinas do município estão trabalhando no interior, inclusive empresas privadas se colocaram à disposição e estão auxiliando na recuperação dos locais danificados. A ordem dos serviços serão feitos dos mais urgentes para depois situações com menos gravidade.
Na cidade também há pontos de alagamentos, segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano de Pinhalzinho, Roberto Reolon, no entanto a situação não é tão grave em relação a outros municípios.
Cleder Orth, responsável da Defesa Civil na Capital da Amizade, lembra que esta chuva é parecida com uma situação ocorrida no ano de 2017, onde depois de vários estragos na época, o município se preparou com uma melhor infraestrutura e hoje os danos são menores do que poderiam ser.