Rádio Centro Oeste

Alesc lança projeto que promete transformar a vida de 120 estudantes catarinenses

Iniciativa do deputado Mário Motta dará a oportunidade para adolescentes catarinenses realizarem intercâmbio na Ásia

Fabiano Rambo
Por Fabiano Rambo
10/07/2025, 18:34
Atualizado há 6 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Lançamento do programa Mudar de Vida (Foto: ASCOM)Lançamento do programa Mudar de Vida (Foto: ASCOM)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi palco, nesta quinta-feira (10), do lançamento oficial do projeto Para Mudar de Vida, uma iniciativa do deputado estadual Mário Motta que pretende levar 120 alunos do ensino médio da rede estadual para um intercâmbio educacional na China.

Os jovens selecionados terão a chance de estudar em instituições de excelência e estagiar em empresas de ponta no polo tecnológico chinês, como a gigante BYD. A ação é inédita no Brasil e conta com a parceria da Tang Chinese Education, que firma seu primeiro acordo com um país da América Latina.

Durante o evento, realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, o ex-juiz e idealizador da Lei da Ficha Limpa, Marlon Reis — hoje representante da Tang no Brasil — destacou o potencial transformador da experiência:

“Esses estudantes vão dominar o mandarim e viver no coração da inovação global. Serão profissionais desejados por multinacionais de todo o mundo.”

A seleção dos alunos será feita por meio de uma Olimpíada do Conhecimento, com apoio das coordenadorias regionais de educação. Os estudantes mais bem colocados passarão por um curso intensivo de mandarim, garantindo preparo linguístico para a vivência no exterior.

Mário Motta reforçou que, além de abrir portas no mercado de trabalho, o projeto também visa estreitar relações com a China e atrair investimentos para Santa Catarina: “Queremos consolidar essa política como um instrumento de desenvolvimento do estado.”

Representantes da Secretaria de Estado da Educação também participaram do lançamento e celebraram o caráter inovador da proposta. “A educação muda destinos. Esse projeto será um marco na vida desses alunos”, afirmou Jocelete Isaltina dos Santos, gerente de Ensino Médio e Profissional.

Relacionadas:

Ouça ao vivo