Rádio Centro Oeste

Amin integra comitiva de senadores que tenta reverter taxação de 50%

Catarinense é um dos oito parlamentares integrantes da Comissão das Relações Exteriores do Senado

Fabiano Rambo
Por Fabiano Rambo
21/07/2025, 12:37
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Amin fará parte de missão aos Estados UnidosAmin fará parte de missão aos Estados Unidos

Em meio à crescente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, o senador Esperidião Amin (PP-SC) será um dos oito parlamentares brasileiros que embarcam para Washington nos próximos dias com uma missão estratégica: abrir diálogo direto com o Congresso norte-americano e tentar barrar a taxação de 50% sobre produtos importados — medida que impacta em cheio o setor produtivo nacional, especialmente as exportações brasileiras.

A ofensiva dos senadores ocorre em um momento crítico. A sobretaxa imposta pelos Estados Unidos atinge setores considerados vitais para a economia brasileira, como o agronegócio, o comércio eletrônico e a indústria de transformação.

A comitiva pretende demonstrar às autoridades americanas que, além de ameaçar empregos e investimentos no Brasil, a medida também pode gerar prejuízos à própria indústria norte-americana, que depende de matérias-primas brasileiras para abastecer suas cadeias produtivas.

A missão, liderada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), surge no âmbito da Comissão de Relações Exteriores do Senado — da qual Amin é membro titular. O grupo vai levar ao Congresso norte-americano uma mensagem clara: é possível preservar os mais de 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países sem comprometer a segurança jurídica ou os princípios do livre comércio.

“Nosso objetivo é construir pontes e não muros”, sintetiza Amin, ao destacar que a postura brasileira será de firmeza, mas também de diplomacia técnica. O grupo aposta no diálogo institucional para evitar o agravamento da crise e encontrar soluções que reequilibrem o comércio bilateral sem gerar novos atritos geopolíticos.

Relacionadas:

Ouça ao vivo